-
Arquitetos: gerner°gerner plus
- Área: 450 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Rupert Steiner
Descrição enviada pela equipe de projeto. A chamada Copa Cagrana, no rio Danúbio, existe há alguns anos. Construída na década de 80, foi submetida a numerosos complementos e remodelações. Então a "WienerGewässerManagement" optou por um novo e espaçoso edifício, encomendado a gerner°gerner plus e Vasko+Partner. Um estudo conceitual da Copa Cagrana precedeu esta realização.
Para possibilitar um novo projeto sustentável, que também fosse adequado para o lugar e seu caráter, consideramos o contexto do entorno. Pontos distintivos e importantes foram destacados e foi dada uma especial atenção ao passeio marítimo como característica importante do local. Portanto, as inundações previstas foram integradas no conceito de desenho.
O eixo urbano existente serve como ponto de referência e é dirigido às orlas do rio com o fim de criar uma unidade visual e atmosférica. Para isso, o eixo diagonal rudimentário existente está claramente elaborado com o fim de enlaçar diretamente Donaucity e a água. A interface resultante entre eixo urbano e passeio marítimo oferece o cenário para um novo ponto de referência para esta área.
Uma construção de madeira de alta eficiência energética em combinação com concreto aparente e uma grande fachada de vidro permite uma vista panorâmica sobre o Danúbio. O térreo do pavilhão com terraços e acesso direto à água serve como um espaço protegido com sombra. O nível superior é configurado para funcionar durante todo o ano.